Na última sexta-feira, 6, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido para a autorização dos estudos de fase 1 e 2 da vacina contra Covid-19 S-UFRJvac. O imunizante em questão é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Saiba mais: Anvisa recebe pedido de uso emergencial de vacina contra Covid-19 da Sinopharm
Análise da solicitação
Segundo a publicação da Anvisa e seus protocolos, a análise da agência irá considerar a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos, que são realizados em laboratório e em animais.
De acordo com o comunicado, a Anvisa já havia realizado reuniões no ano passado para orientações e esclarecimentos aos pesquisadores e desenvolvedores da vacina da UFRJ.
No último dia 24 de junho deste ano, uma nova reunião foi realizada para apresentação da estratégia de desenvolvimento dos estudos não clínicos, mas sem envio de nenhum documento ou estudo de forma oficial para a agência.
A vacina da UFRJ
O imunizante da universidade utiliza como ingrediente farmacêutico ativo (IFA) uma cópia da proteína S spike. A proteína spike é uma das proteínas responsáveis pela estrutura tridimensional do SARS-CoV-2.
O desenvolvimento da vacina é feita sob coordenação e liderança da professora Leda Castilho, da Coppe/UFRJ.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências bibliográficas:
- Anvisa recebe pedido para autorização de estudo de vacina da UFRJ. Portal Anvisa. 9 de agosto de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-recebe-pedido-para-autorizacao-de-estudo-de-vacina-da-ufrj
- Resultados pré-clínicos da vacina UFRJvac serão submetidos à Anvisa em agosto. Coppe UFRJ. 5 de agosto de 2021. Disponível em: https://www.coppe.ufrj.br/pt-br/planeta-coppe-noticias/noticias/resultados-pre-clinicos-da-vacina-ufrjvac-serao-submetidos-a-anvisa
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.